A importância dos dados

por
Tatiana Duarte e Roberta Soares

William Edwards Deming, é considerado o pai do gerenciamento da qualidade.

Apesar de ser americano, o engenheiro consolidou sua carreira nas indústrias japonesas por ter impulsionado grande parte dos avanços das mesmas no período pós-guerra. Para que se tenha ideia do impacto das suas contribuições, a Associação Japonesa de Ciência e Engenharia (JUSE) criou o Prêmio Deming, que é distribuído anualmente às empresas que mais se destacaram no desenvolvimento de qualidade dos seus produtos através da prática do Total Quality Management (TQM).

Cálculos e previsões baseados em dados incertos influenciam de forma negativa as tomadas de decisões. Além da desagradável sensação de um trabalho improdutivo e sem direcionamento, a empresa corre sérios riscos de perdas não só produtivas, mas de valor de mercado.

Prestemos atenção à alguns pontos:
- Quem não mensura seus dados não gerencia.
- Tão ruim quanto não medir, é fazer isso de forma errada e sem estratégia.
- Sem as perguntas adequadas, as respostas gerarão dados que não podem ser transformados em informação.

Ao passo que ferramentas são hoje disponibilizadas de forma até mesmo gratuita para aplicação de pesquisas, é imprescindível que se conte com o apoio desde o início de uma empresa especializada em inteligência de mercado, desde a concepção do projeto até a finalização do mesmo. Pois seguindo a linha de pensamento de Deming: antes de dar o seu melhor você tem que saber exatamente o que fazer.

☑️A Xtrategy4 é uma empresa de Inteligência de Mercado, que presta consultoria e oferece soluções em estratégias de marketing, dentre elas pesquisas mercadológicas.

#xtrategy4#pesquisademercado#mercadoestrategico#planejamentoestrategico#inteligenciademercado