O assunto atual sem dúvidas ainda é o momento pandêmico que estamos vivendo e as implicações dele no nosso dia a dia, entretanto, hoje queremos falar do seu negócio e sobre como podemos te ajudar nesta crise. Certamente você sabe dizer como a sua empresa vem reagindo à essa fase de adaptação nos últimos meses. Sabemos que é necessário mudar e inovar a todo momento, e que além de ser um desafio, este será sempre um diferencial para você e sua empresa. Apesar disso, inovar em um momento único como este é a chance do seu negócio decolar, principalmente pelo fato do mundo digital estar na palma das nossas mãos, onde o acesso às informações está a apenas um clique. Por isso, é sempre importante atualizar-se sobre o caminho que se está trilhado.
Se te questionarmos qual é o Core Business da sua empresa, você saberá responder rapidamente e sem dificuldades? O termo significa a atividade e o objetivo principal para a qual ela foi criada.
Agora vamos associar dois termos: Core Business e Propósito. Você já fez relação entre eles?
Já abordamos brevemente o que é Core Business, mas o que é Propósito? Ele é o significado que organiza todos os componentes da sua marca, prezando a fidelidade da sua essência e valores, e que contribui para as tomadas de decisões estratégicas. Torna-se, em outras palavras, a resposta do "porquê" a sua empresa existe, dando uma maior abertura para criar uma conexão entre você e o seu cliente ou consumidor. É muito comum as empresas falarem dos produtos que vendem e da forma que vendem, mas nem sempre o "porquê" do que fazem. Certamente você tem um amor por algumas marcas, não é mesmo? Aquela que quando lança um produto você não se importa prioritariamente com o preço, e realiza a compra pois é fiel, se identifica e/ou criou uma conexão com a mesma. Você não se torna somente apaixonado pelo produto, mas pela experiência e o significado que possui. De alguma forma, ela te inspira. Tendo a consciência de que o Core Business e o Propósito caminham lado a lado, saiba que em um mercado altamente competitivo analisar o Core Business dentro de um plano de marketing estratégico se torna imprescindível.
Essa definição passa pelo estudo e análise dos clientes, dos produtos e da marca. O conhecimento destes pontos, aliados à uma pesquisa de mercado, ajuda a colocar limites sobre as atividades principais e ampliar as possibilidades de atuação. O estudo do core business da empresa permite a identificação de setores que podem ser terceirizados e uma maior assertividade na hora de escolher em que áreas se deve investir recursos e energia para fortalecer o seu negócio. Entenda: é praticamente impossível para uma empresa ter excelência em todas as áreas de atuação. Neste sentido, terceirizar processos e serviços pode ser vantajoso, fazendo com que os esforços estejam voltados para aquilo que se é especializado, valorizando o que sua empresa faz de melhor. Neste contexto, pode-se adaptar os produtos oferecidos, contanto que estejam dentro da atividade principal e, principalmente, do seu Propósito.
É válido notar que a definição do core business vai muito além daquilo com que a empresa trabalha. Ele tem muito mais a ver com inteligência de mercado e foco no benefício oferecido pela companhia e para o seu ecossistema. Deixamos neste momento mais um convite à reflexão: Qual é a devolutiva de sua empresa para a sociedade?
Como já costumamos fazer, aqui fica uma dica de leitura que provocará reflexões relacionadas ao tema que abordamos neste artigo: o livro Comece pelo Porquê (Start With Why). Nele, o autor Simon Sinek desconstrói padrões ancorado em exemplos práticos reais, e prova que liderança não é bem aquilo que nos ensinaram a vida toda.
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