O mercado está cada vez mais competitivo e isso não é mais novidade. Concorrência agressiva, produtos importados forçando redução de margens para manter-se no páreo... e essas são apenas algumas das realidades enfrentadas pelas empresas diariamente. ⚠ Mas cuidado, muito foco no problema pode acabar comprometendo a solução!
Seguidamente clientes nos perguntam: “Como é possível agregar valor em negócios B2B?”
Então decidimos produzir este conteúdo com “os olhos” da indústria. 🏭 💭 Imagine a seguinte situação:
Sua empresa vende produtos intermediários em uma cadeia produtiva, ou seja, da sua empresa ele seguirá para outra onde será beneficiado antes de chegar ao cliente final.
Tem dificuldade em pensar como agregar valor neste caso❓
Vamos te dar 2 dicas importantes: 1) enxergue o seu produto com foco DO cliente e faça uma análise 360graus do mercado DELE. 2) não pergunte para o cliente apenas qual o seu grau de satisfação com a sua empresa/produto... pergunte quais são suas dores COMO UM TODO.
Já ficou um pouco mais fácil de pensar em como agregar VALOR, não é mesmo? 🤩
Suponhamos que este seu cliente enfrente um problema bastante comum: o custo com frete e o tempo de transporte 🚚. 💡 Mesmo que seu cliente compre seu produto com frete FOB (pago por ele), pode ser que VOCÊ consiga reduzir consideravelmente os custos com frete se oferecer um sistema de agendamento para carregamento de carga, diminuindo o tempo de espera do caminhoneiro e, consequentemente, o preço por ele pago à transportadora. Através da sua excelência operacional, você pode resolver problemas do seu cliente que em um primeiro momento nem imaginava...
Esse serviço pode até não ser cobrado do cliente, mas certamente se isso resolver uma “dor” dele, o peso dado para o preço do produto será menor.
Neste contexto pode-se também oferecer serviços pagos ofertados em diferentes categorias. Para organizar isso, ouça o que o cliente tem a dizer alinhe sua proposta de valor de acordo com o que o público precisa! 📝 Não esqueça: tornar tangível o invisível é agregar valor com serviços. Este é o seu diferencial!
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