A importância do design

por
Brenda Trapaga

Existem marcas que podem ser reconhecidas pelo design. Consegue pensar em alguma?

Vamos te dar 2 exemplos: A Coca-Cola e a Apple. Mas por quê?

Aposto que você já ouviu falar sobre a famosa garrafa da Coca-Cola, conhecida como um ícone do design. Mas você sabe como surgiu tudo isso?

Em um concurso para desenhar a garrafa, o objetivo era: “criar uma garrafa que uma pessoa pudesse reconhecer apenas com o tato, e que tivesse um formato que, mesmo quebrado, seria identificável com uma rápida olhada.” E o vencedor se inspirou na fava do cacau para desenhar a garrafa “acinturada”. O design da garrafa se tornou tão popular, que apenas 33 anos depois, em 1949, um estudo mostrou que menos de 1% dos americanos não podia identificar a garrafa de Coca-Cola somente pelo formato.

Já em relação a Apple, Steve Jobs inovou em um mar de produtos iguais. Como por exemplo, trazendo um computador totalmente diferente do conhecido: o iMac G3.

Com um design mais arredondado e com plástico translúcido e colorido, ele quebrou todos os paradigmas de design da indústria de computadores da época: saía de uma máquina bege e quadrada para algo muito mais jovial, mais amigável, mais colorida.

Um tempo depois, surgiu a fase conhecida até hoje: branca. Mais clean, com acabamentos polidos e brilhantes, a marca é a queridinha de usuários de tecnologia, principalmente pelo design inovador.

Consegue ver a importância de um design inovador mesmo em um mercado já conhecido?

O design é um dos pilares da XTRATEGY, e se você precisa de ajuda com isso, fique à vontade para entrar em contato com a gente!