Antes de qualquer coisa, pessoas são feitas de histórias. As que contam sobre nós e as que contamos sobre nós mesmos.
Com empresas não poderia ser diferente, afinal, são feitas de pessoas.
Em termos de posicionamento de marca e branding, é fundamental ter uma história para contar, provocando conexão com o público. Mas não qualquer uma! Evidente que ela precisa ser autêntica!
O DNA da marca é um processo de identificação da empresa, que traz à tona sua identidade, como se porta e se comunica. Ele diferencia uma empresa da outra, assim como funciona em todos os seres vivos.
Como a palavra já diz, o DNA carrega a essência da empresa, seu funcionamento e desenvolvimento. A história por traz disso será contada durante toda a “vida” da empresa, desde o atendimento, até os produtos ofertados.
Mas afinal, quais os benefícios de ter um DNA?
1. Ser reconhecido e poder se tornar uma lovemark (leia mais sobre neste artigo);
2. Ter uma história autêntica para contar sobre a empresa;
3. Consolidar o core business para nortear a comunicação da marca;
4. Posicionamento, promessas e características da marca em harmonia e na prática.
E na prática, como funciona?
Para começar, é importante olhar para a trajetória, os valores, os diferenciais, o estilo da comunicação, dentre outros fatores importantes, e partindo disso, realizar um estudo qualitativo com colaboradores e, no caso do DNA, com os sócios, fundadores e gestores.
Separamos 4 perguntas feitas na construção do DNA, que em conjunto com as demais, auxiliam no processo:
· “Se sua empresa fosse uma pessoa, quais características ela teria?”;
· “Qual a maior competência (vocação) da sua empresa?”;
· “Quais são as frases ou primeiros pensamentos que o consumidor e os colaboradores têm do seu negócio?”;
· “Quais as palavras positivas que aparecem quando pensam na empresa, ou ainda, que gostariam que remetesse à ela?”.
A partir do posicionamento de algumas empresas, é perceptível o entendimento do seu DNA. Confira aqui 4 exemplos:
· Havaianas: “Levar a alegria de viver do brasileiro”;
· Kelloggs: “Nutrindo famílias para que elas floresçam e prosperem”;
· Banco Itaú́: “Estimular o poder de transformação das pessoas”;
· Apple: “Mudar o mundo e a forma como as pessoas se comunicam”.
Mas afinal, qual história sobre sua empresa você tem para contar? Você já parou para refletir sobre ela?
Quer descobrir o DNA da sua empresa?
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