Em virtude da COVID-19 estamos vivenciando uma realidade totalmente nova nas últimas semanas. O discurso do aprendizado contínuo, learnability e métodos ágeis parece fazer ainda mais sentindo agora. Para evitar o colapso da economia, mudanças rápidas e efetivas se fazem necessárias e, por essa razão, estamos nos adaptando e incorporando à nossa rotina novas formas de trabalhar. Neste contexto vem a pergunta: Como liderar à distância sendo que o trabalho 100% remoto era uma situação distante?
Antes de mais nada, pense positivamente! Essa pode ser uma oportunidade para testar esse novo modelo para empresas que, antes do isolamento social, nunca tinham pensado que poderiam trabalhar sem compartilhar o mesmo espaço físico. Se comprovada a eficácia, o home office pode trazer significativas reduções de custos, diminuição de atrasos e faltas, entre outros benefícios.
Com o home office em ação, líderes e colaboradores podem não trabalhar no mesmo horário se assim for combinado e/ou necessário. Por exemplo, pode ser que o líder trabalhe em horário comercial para atender as demandas empresariais, delegar tarefas, fazer acompanhamentos e outros, e o horário do colaborador seja no turno inverso por questões de produtividade, disponibilidade, ou até mesmo para atender clientes em outro fuso horário.
Entretanto, este cenário apresenta alguns desafios para os líderes. A comunicação entre as partes pode se tornar um empecilho caso não seja feita de forma clara e objetiva. Da mesma forma, o engajamento da equipe precisa ser sempre trabalhado, visto que a falta de proximidade com colegas e a gestão pode ser compreendida como descaso pelos funcionários.
Um dos fatores que pode auxiliar líderes remotos é a correta utilização das tecnologias disponíveis à empresa. Existem uma série de plataformas com versões gratuitas que podem contribuir neste processo, como é o caso do Trello, um sistema de quadro virtual para gerenciamento de tarefas de uma equipe ou até mesmo para organização pessoal que tem versão para uso no PC ou no celular, e do Zoom Cloud Meetings, uma ferramenta para vídeo conferências, em que até 25 pessoas podem se reunir simultaneamente. Podemos citar também o armazenamento de arquivos pelo Google Drive em que os arquivos de texto e planilhas podem ser editados por várias pessoas ao mesmo tempo. O Google inclusive possui uma série de soluções para o trabalho remoto que vão desde o armazenamento pelo Drive até as videoconferências pelo Hangouts. Apesar do WhatsApp ser um aplicativo totalmente disseminado e intuitivo, não possui as versatilidades necessárias para assuntos profissionais. Afinal de contas, o objetivo principal é ser uma plataforma de chat (informal), e não de gerenciamento de projetos. Neste sentido, o Asana e Slack são ferramentas de comunicação em grupo que visam acabar com a troca de e-mails armazenando toda comunicação e arquivos em nuvem de forma organizada, oferecendo o monitoramento de conversas, projetos, divisão de tarefas, prioridades e prazos. Por fim, deixamos a dica do When I Work pode resolver um dos grandes tabus do trabalho remoto, o horário de trabalho! Nele é possível agendar tarefas e monitorar as horas trabalhadas dos funcionários de forma prática e transparente.
O certo é que a falta de contato direto e, consequentemente, a impossibilidade de avaliar tons de voz e expressões faciais, exige clareza na comunicação para que mal-entendidos sejam evitados. Toda vez que for necessário escrever, redobre o cuidado com a língua portuguesa e se possível utilize as várias ferramentas disponíveis para realizar vídeo-chamadas.
A gestão de pessoas também traz certas dificuldades neste tipo de arranjo. Os colaboradores podem ter a impressão de que metas e objetivos não são tão relevantes ou também podem se sentir desmotivados e abandonados devido à distância. Os líderes têm a função de ser um hub de conexão entre os setores e garantir que os funcionários se sintam parte de uma equipe ao mesmo tempo em que cobram resultados. A mensuração dos objetivos pode auxiliar ambas as partes, pois objetivos quantificados tendem a parecer mais concretos. O líder também deve estar disposto a ouvir seus funcionários e fornecer feedback da mesma forma e independente da localização dos colaboradores.
Caso queira ler mais sobre o tema, no livro o "Líder de Longa Distância" dos autores Kevin Eikenberry, diretor de potencial do Grupo Kevin Eikenberry, e Wayne Turmel, cofundador do Remote Leadership Institute, você vai encontrar uma base de apoio para ajudar a guiar as ações e dificuldades que podem surgir no caminho desse método de trabalho.
Aqui na Xtrategy, mesmo que não trabalhemos em horários totalmente compatíveis devido às demandas variadas da família e lar, temos metas, prazos e o apoio de uma plataforma de gerenciamento de projetos para nos auxiliar a manter tudo alinhado e com a comunicação fluindo. Das plataformas citadas, as que mais usamos são: Trello, Zoom e ferramentas do Google.
Sabemos que são tempos diferentes, por vezes difíceis e que todos os dias aprendemos uma forma nova de lidar com as demandas. Certamente sairemos desta fase de Coronavírus mais fortalecidos enquanto comunidade e profissionais. Estamos à disposição em todos nossos canais virtuais e em nossos telefones para esclarecer dúvidas e trocar conhecimento!