Alguma vez você já entrou em um shopping e, de longe, identificou o perfume de uma loja mmartan? É possível também que tenha passado em frente à Melissa e reconhecido o local só por sentir o cheiro de goma de mascar característico de suas sandálias ou, ainda, ter distinguido pelo odor de castanhas e especiarias um quiosque da Nutty Bavarian. Esses são apenas alguns exemplos do marketing olfativo para empresas sendo utilizado de maneira eficaz.
Ao criar uma fragrância distinta para um ponto de vendas ou para um produto, as marcas são capazes de estabelecer uma conexão profunda com seus consumidores.
Mas afinal, o que é marketing olfativo?
Assim como o nome sugere, marketing olfativo é a prática de usar aromas agradáveis para realçar a imagem de uma marca, melhorar a experiência do consumidor e aumentar as vendas. Trata-se de uma estratégia bastante eficaz, já que sentir um cheiro gera uma reação quase imediata no sistema límbico do cérebro.
Uma vez que esta região é responsável por nossos sentimentos e lembranças, o olfato vai além da percepção racional do mundo à nossa volta. Por isso, ele pode ser considerado um dos mais poderosos dos cinco sentidos.
De acordo com o The Sense ofSmell Institute, divisão de estudos da indústria global de fragrâncias, o ser humano consegue reconhecer cerca de 10 mil cheiros diferentes. Além disso, somos capazes de nos lembrarmos desses odores com uma precisão de 65% após um ano. Só para exemplificar, para estímulos visuais, este número é de apenas 50% após três meses.
Quais são os benefícios do marketing olfativo para empresas?
Com toda a certeza, no mercado competitivo que temos hoje, sai na frente a empresa que é capaz de criar experiências memoráveis e conectar-se emocionalmente com seus clientes. Por isso, veja os 7 benefícios do marketing olfativo para empresas e entenda por que essa estratégia vale o investimento!
Para obter sucesso, o marketing olfativo para empresas precisa ir além do uso de um cheiro bom em um espaço específico. É estratégico criar um aroma exclusivo a fim de fortalecer a personalidade da empresa. Assim, os clientes conseguem reconhecer a marca pelo cheiro. É como se você criasse um logotipo, só que com o intuito de atingir o nariz dos consumidores ao invés dos olhos.
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