O que é Crowdsourcing?

por
Tatiana Duarte e Roberta Soares

Afinal de contas, o que é crowdsourcing? 🤷♂

Resumidamente: é a prática de engajar pessoas 👥 com objetivos semelhantes visando solucionar problemas variados. .
O conceito de crowdsourcing pode ser aplicado em qualquer esfera: setores público, privado, ONGs, entre outros, e podem utilizar essa forma colaborativa captando ideias provenientes de todos os lugares dentro e fora da empresa. Hoje, organizações utilizam o poder e o conhecimento da multidão para gerar valor para todos os envolvidos.

O @eduardoseelig , cofundador da @querodobra já esteve falando sobre o tema em nosso IGTV 📺 (se ainda não conferiu, corre lá!). .
Muitas empresas já se renderam ao conceito e o utilizam com o objetivo de aumentar as possibilidades de inovação, solucionando problemas e buscando maior eficiência em seus processos. Também podemos usar como exemplo o 📸@istockbrasil , famoso banco de imagens que possui milhões de fotos de fotógrafos de todos os lugares do mundo que permite pesquisar, encontrar e comprar a foto ideal de forma rápida. A 🎬@netflixbrasil, que anunciou um prêmio de 1 milhão de dólares para qualquer pessoa que conseguisse melhorar em 10% o algoritmo de recomendação de filmes utilizado pela empresa, também contempla crowdsourcing na sua estratégia. .
A 🚗@fiatbr também entrou nessa onda criando, em 2010, uma rede social onde seus consumidores podiam opinar e projetar um novo carro conceito. As contribuições criaram o Fiat Mio. No link é possível ver um pouco mais sobre o carro colaborativo: https://www.youtube.com/watch?v=3afCTtpQDD4

#xtrategy4#inteligenciademercado#marketingdeconteudo#crowdsourcing#dobra#istock#fiat#fiatmio