A Matriz Ansoff ou, ainda, a Matriz Produto Mercado, foi desenvolvida por Harry Igor Ansoff, um matemático, economista, professor e consultor russo, que é conhecido como pai da gestão estratégica. Inspirado nas ideias de Peter Drucker e Alfred D. Chandler, Ansoff contribuiu para na forma como se percebe e constrói um planejamento estratégico empresarial.
Sua obra foi publicada pela primeira vez em 1957 na Harvard Business Review, uma renomada revista do universo gerencial. Sua aplicação já auxiliou diversos líderes e profissionais de marketing a compreenderem negócios.
Trata-se de uma ferramenta amplamente utilizada por empresas para analisar e planejar suas estratégias de negócios, lançamentos de produtos e programas de pesquisa e desenvolvimento, uma vez que com ela é possível separar os produtos já existentes dos lançamentos, bem como fatores econômicos, relacionados à concorrência e ao público alvo.
Baseada em quatro estratégias, a matriz também tem a função de auxiliar na avaliação de planos de crescimento, uma vez que através dela é possível constituir um plano tático para alcançar os objetivos, além de permitir aos gestores a avaliação dos riscos associados. Às quatro estratégias da Matriz Ansoff são:
A Coca-Cola é um exemplo de uma grande empresa que utiliza às quatro estratégias com sucesso.
Outro caso de sucesso da aplicação da matriz Ansoff é a gigante Google, uma empresa de informática que iniciou apenas como uma ferramenta de busca e com o tempo passou a oferecer um serviço especializado, com o Google Scholar. A empresa também incluiu em seu rol de produtos a utilização do Gmail. Buscando diversificação, a empresa adquiriu o YouTube e Doubleclick. Em toda a sua jornada o Google sempre buscou melhorias em seus produtos, e novas utilizações para eles a fim de atender mais segmentos do mercado.
Conhecida pela fácil utilização e entendimento, a matriz Ansoff é amplamente difundida no meio acadêmico, mas atenção: antes de começar a estruturar a matriz é necessário reunir os dados que serão base para a formulação. Além disso, é primordial que se tenha conhecimento sobre o mercado, produto, macro e micro ambiente. Para isso, recomenda-se inclusive a utilização de pesquisas de mercado para melhorar a análise dos fatores.
Por ser uma ótima ferramenta a matriz pode ser utilizada para montar um planejamento estratégico mais assertivo para as empresas em geral, independente do porte e segmento. Entretanto, quando planejada sem ter os conhecimentos necessários, pode trazer prejuízos para empresas, como no caso da multinacional Walmart. Em seus primeiros anos no Brasil, tinha à venda em suas lojas produtos de beisebol e casacos para neve, ou seja, estavam tentando entrar em um novo mercado com produtos já existentes, porém, sem demanda de consumo.
Por isso, é importante, além de conhecer as funcionalidades e aplicação das quatro estratégias, conhecer também os principais fatores que influenciam na montagem da matriz. Outro ponto importante é que as estratégias não precisam ser utilizadas juntas, pode-se planejar ações separadas para cada momento da empresa, e aplicar somente o que irá agregar valor e de fato auxiliará no crescimento da empresa.
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o assunto, não deixe de nos contatar.