Após a segunda guerra mundial, em meados dos anos 50 e 60, o mundo enfrentava grandes transições. O sentimento de esperança e otimismo tomaram conta das pessoas e causaram prosperidade econômica. Inúmeros avanços tecnológicos, comunicacionais e científicos aconteceram, e foi a partir disso que as organizações começaram a enfrentar novos desafios ambientais e mudanças sociais.
O planejamento estratégico nasceu justamente nessa época, como uma resposta das companhias às tantas mudanças comportamentais. Por mais que ao longo dessas décadas a metodologia tenha sofrido evoluções, sua essência ainda permanece: analisar o macro e o microambiente, e encontrar subsídios para o desenvolvimento e implementação do seu processo, visando, principalmente, o sucesso.
Mas afinal de contas, como acontece?
A primeira etapa, como citada anteriormente, é a análise ou diagnóstico dos ambientes interno e externo.
Ambiente externo: tudo aquilo que influencia direta ou indiretamente a organização, como economia, política, tecnologia, cultura, entre outros; bem como os relacionamentos firmados, sejam eles com os clientes, consumidores, fornecedores, sindicatos, instituições, concorrentes, comunidade, etc.
Ambiente interno: refere-se à estrutura organizacional, produtos, serviços, recursos e público interno (colaboradores, diretoria e familiares).
Dentre tantas ferramentas utilizadas, uma das mais conhecidas e aplicadas é a Matriz SWOT (ou FOFA em português), que visa avaliar os fatores competitivos de uma empresa. O termo vem do inglês e representa a inicial das palavras Streghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).
As forças e fraquezas referem-se a fatores internos. Algumas reflexões-chave:
Já as oportunidades e ameaças estão ligadas aos fatores externos, que não são possíveis controlar. Algumas reflexões-chave:
Importante salientar aqui a importância da realização de pesquisas de mercado no levantamento de informações estratégicas para o negócio, sejam elas através de dados primários ou secundários. A escolha assertiva da metodologia de pesquisa é fundamental, uma vez que as etapas seguintes farão uso das informações aqui geradas.
A segunda etapa do planejamento é o mapeamento de oportunidades. Ocorre aqui o cruzamento de todas as informações obtidas para o estabelecimento das diretrizes organizacionais, maneiras de diferenciação no mercado, políticas internas e determinação dos objetivos e metas. Para isso se utilizam ferramentas como Planilha de visão, Canvas do modelo de negócios, Gráfico de Cascata (Gantt), Poker Planning, entre outros e de acordo com o contexto e realidade de cada empresa.
Normalmente há dúvidas quanto a diferença entre objetivos e metas. Definir um objetivo é definir onde se quer chegar ou o que se quer alcançar como, por exemplo: ser autoridade no ambiente digital. A definição das metas diz respeito às etapas que precisarão ser vencidas para que os objetivos sejam alcançados. Para facilitar um pouco, lembre-se, elas precisam ser SMART. Trata-se de uma forma prática de definição de metas inteligentes. Segundo ela, uma meta deve ter cinco características fundamentais: ser específica (Specific), mensurável (Measurable), atingível (Attainable), relevante (Relevant) e temporal (Time based).
Vamos exemplificar:
Depois do mapeamento de oportunidades, chega a hora do plano de ação. Com o diagnóstico e a análise realizados, o posicionamento da empresa definido e os objetivos e metas especificados podemos começar a planejar as ações. Durante o processo é importante que se faça uso de ferramentas visuais para facilitar o gerenciamento das atividades.
Gostamos muito de utilizar, principalmente duas metodologias: 5W2H e SCRUM.
O 5W2H (acrônicos traduzidos do inglês, O que? Quem? Quando? Por quê? Onde? Quanto custa? Como?) consiste na organização e planejamento da tarefa.
Este é um exemplo simples que podemos incluir no nosso cotidiano para prever possíveis empecilhos e visualizar de forma clara e simples aquilo que planejamos e como se chega lá.
A outra metodologia, que inclusive está em crescimento no mercado por ser flexível e rápida às mudanças do ambiente, é o SCRUM. Aqui, são organizadas todas as ações que devem estar prontas para a próxima SPRINT (período de 1 a 4 semanas).
É perceptível que planejar é uma tarefa para a evolução em todos os âmbitos, sejam pessoais ou profissionais e existem inúmeras possibilidades. Aqui na Xtrategy, costumamos dizer que não há nenhuma fórmula pronta, atuamos conforme a necessidade do cliente e ao seu lado.
Como já dizia Dárcio Crespi, não basta apenas planejar. A melhor estratégia é aquela colocada em prática. É preciso comunicar, identificar pontos de ruptura, reconhecer e reforçar o trabalho dos implementadores, construir consenso e criar mecanismos para capturar o conhecimento emanado no processo em si.