A Sallve é uma fabricante de cosméticos brasileira fundada no início de 2019 por Daniel Wjuniski em parceria com Julia Petit, Marcia Netto e Juliana Shor. Nasceu com o propósito de ser muito mais do que uma marca de produtos para a pele, mas um ambiente digital que acolhe e conecta pessoas, ideias e conteúdos relevantes sobre beleza e cuidados pessoais. O lançamento se deu em janeiro, porém e curiosamente, sem nenhum produto. Os meses seguintes foram focados em inbound marketing divulgando matérias sobre produtos e substâncias para a pele.
A comunicação da Sallve é encabeçada por Julia Petit, produtora de conteúdos nata e desenvolvedora de uns dos primeiros canais de tutoriais de maquiagem no Youtube. Ela é um grande trunfo da marca, uma vez que dota de uma visão clara do mercado consumidor de cosméticos e possui uma grande rede de seguidores.
Em todas suas interações com os leitores/consumidores, a Sallve busca utilizar uma linguagem informal e carinhosa, dirigindo-se aos mesmos de uma maneira muito íntima, o que cria um senso de pertencimento. A comunicação se deu por meio da produção de matérias e conteúdo no blog, divulgados via Instagram, Twitter, Facebook e Newsletter. Esta última, inclusive, utiliza um apelido escolhido pelo próprio receptor.
O blog traz assuntos diversos, desde explicações de componentes técnicos de uma forma mais simplificada (para o público leigo), passando por matérias de como cuidar da pele, até dicas de como sobreviver à quarentena.
Primeiro post no blog da Sallve – 07.02.19
O público-alvo da marca é muito bem delineado: pessoas que se interessam em cuidados com a pele. Dentro deste nicho fornece conteúdos para depois lançar seus produtos, que apresentam as características e ingredientes previamente comunicados. Trata-se de uma forma de despertar no consumidor o interesse pelo produto antes mesmo dele existir ou ser lançado, fazendo com que a marca seja vista como um vetor do desenvolvimento de um produto que é tudo que ele deseja ou precisa.
No princípio, e como estratégia de pesquisa e comunicação, a empresa adotou um espécie de quiz que tem por objetivo determinar aquilo que a pele de quem responde necessita. A tática se mantém até hoje e, após o usuário finalizar o questionário, recebe em seu e-mail informações sobre o porquê e como cuidar-se, gerando uma relativa dependência do consumidor para com a marca no sentido de conhecer e entender com maior profundidade os atributos e benefícios dos produtos oferecidos.
É de fato um grande acerto da Sallve conseguir de forma “despretensiosa” grandes resultados em suas pesquisas, favorecendo o desenvolvimento de produtos mais assertivos às necessidades do seu público, e ajudando-os a estruturar uma rotina de cuidados adequada ao tipo de pele que possuem.
Resultado no site do quiz “você sabe o que sua pele realmente precisa?”
Resultado no e-mail do quiz “você sabe o que sua pele realmente precisa?”
Esta foi, inclusive, uma das grandes estratégias de comunicação adotada pela empresa: posicionar-se como pesquisadora preocupada em entender o que as pessoas desejam encontrar em produtos cosméticos e quais são os aspectos que julgam importantes para incluí-los em seu dia a dia. No site da empresa as informações são encontradas na área denominada colab. É ali que o consumidor potencial é convidado a responder sobre algum assunto de interesse da marca.
Estratégias como essa são calçadas no posicionamento de empresas Customer Centric, ou seja, tudo que é realizado dentro da organização tem como objetivo fornecer uma experiência satisfatória para seu consumidor final.
Como já é de se esperar, a Sallve utiliza com maestria as redes sociais, comunicando-se diretamente com seu público, buscando entendê-lo, escutando suas necessidades e as implementando em seus produtos. A marca se alia às tendências do consumidor que não busca apenas produtos, mas valores e experiências positivas.
Se este case ainda não era do seu conhecimento, certamente a partir de agora não mais será esquecida. Um grande salve para a Sallve!